21 de julho de 2009

Agosto Cinearth - Alfred Hitchcock

"OPERÁRIO PRIMOROSO"

Obra-prima é o termo conveniente a designar uma determinada produção artística que conseguiu atingir a precisão entre conteúdo e forma, originada, sobretudo, pelo desejo da autenticidade.

Agosto, um mês sinistro sob vários aspectos, é o mês em que há 110 anos nascia um diretor de cinema em cuja carreira, erigida em 56 longas-metragens, há pelo menos 10 trabalhos inquestionáveis que não merecem outro atributo além de obra-prima.

Vejam bem: um sujeito que realizou 56 longas e pelo menos 10 desses conseguiram cumprir as severas exigências que implica a conquista do meritório título. Essa constatação já seria suficiente para tratá-lo como gênio, mestre, e demais epítetos que evocam reconhecimento, admiração, respeito... Mas ainda é bom lembrar que o mesmo sujeito foi pioneiro de técnicas cinematográficas, roteirista, produtor, dirigiu em outros formatos, e qualquer filme feito por ele no mínimo pode ser mencionado em um compêndio de cenas antológicas do cinema — e olha que ele ainda teve que lidar com a indústria de Hollywood, sendo que o sucesso com o grande público não foi pequeno.

Não vou nem falar acerca da natureza de seus personagens e das sutilezas em transpor o trágico ao cômico e vice-versa. Então, como poderíamos denominar um sujeito assim? A solução é simples, basta chamá-lo de Alfred Hitchcock.

Texto de Paulino Penha.

*****

Por isso, o Cinearth dedicará o mês de agosto à representatividade "hitchockiana".

- 08.08 - "O Pensionista" (1926)
- 15.08 - "Festim Diabólico" (1948)
- 22.08 - "Psicose" (1960)
- 29.08 - "Frenesi" (1972)

Sábados de agosto, às 18:00h.
Museu da Escola Catarinense (antiga FAED)
r. Saldanha Marinho, 196, Centro.

ENTRADA FRANCA!

Saboreiem:

Um comentário:

Paulino Penha disse...

Um projeto como o cinearth não poderia se abster em homenagear um dos responsáveis por definir o caráter da obra cinematográfica. Hitchcock é um dos poucos que souberam arquitetar uma história que só poderia ser contada no cinema.