
de Hector Babenco
186 min
Uma aeronave usada para pequenos combates aterrissa em Mãe de Deus, nome irônico dado a um vilarejo localizado no mais remoto afluente remanso da floresta Amazônica. O funcionário do governo no local, recusa o pedido de gasolina feito pelos aventureiros do avião, confiscando seus passaportes, com a prerrogativa de devolvê-los mediante à realização de um pequeno serviço: bombardeio à aldeia indígena dos niarunas, cujas terras são cobiçadas por razões econômicas. Enquanto isso, um casal de evangélicos e seu filho pequeno embrenham-se na selva amazônica brasileira para catequisar os índios ainda arredios à noção de Deus.
31 de outubro (sábado) – 15:00 h
__________
HOMENAGEM À VILLA-LOBOS

Músicos:
Andrei Uller
Igor Issicaba
João Penegalli
31 de outubro (sábado) – 18:30 h
__________
"CHEIRO DE PEQUI" (2006)
36 min
É tempo de festa e alegria no Alto Xingu. A estação seca está chegando ao fim. O cheiro de chão molhado mistura-se ao doce perfume de pequi. Mas nem sempre foi assim: se não fosse por uma morte, o pequi talvez jamais existisse. Ligando o passado ao presente, os realizadores kuikuro contam uma história de perigos e prazeres, de sexo e traição, onde homens e mulheres, beija-flores e jacarés constroem um mundo comum.
e
“O DIA EM QUE A LUA MENSTRUOU” (2004)
Takumã e Maricá Kuikuro
28 min
De repente, um eclipse. Os animais se transformam. O sangue pinga do céu como chuva. O som das flautas sagradas atravessa a escuridão. Não há mais tempo a perder. É preciso cantar e dançar. É preciso acordar o mundo novamente. Os realizadores kuikuro contam o que aconteceu nesse dia, o dia em que a lua menstruou.
31 de outubro (sábado) – 19:00 h
Debatedor:
Mutua Mehinaku (Associação kuikuro)
*****
ENTRADA FRANCA!
Museu da Escola Catarinense (antiga FAED)
r. Saldanha Marinha, 196, Centro.
CLASSIFICAÇÃO - Livre