21 de outubro de 2009

Programação especial no CineARTH - sábado, 24/10

Cinéfilos do CineARTH,

Ao invés de exibirmos "apenas" um filme, como de costume, iremos promover, 24/10, sábado próximo, uma notável e magnânima tarde de filmes. Decidimos pela apresentação de filmes às 15:00h, às 16:50, e às 18:30. São eles:

“AZUR ET ASMAR” (2006), de Michel Ocelot

Na Europa medieval, uma mulher árabe amamenta duas crianças: seu próprio filho, Asmar, de olhos e cabelos escuros, e Azur, o filho loiro do senhor do castelo. Os dois crescem como irmãos, ouvindo histórias sobre a Fada dos Djinns, mas são separados antes da adolescência, tornando-se inimigos. Azur resolve retornar à terra natal de Asmar e os dois empreendem uma travessia em busca da fada.

24 de outubro (sábado) – 15:00h

_____


“GERAÇÃO ROUBADA” (2002), de Phillip Noyce


O filme mostra a história real de três meninas aborígenes que caminharam quase 2.500 km pelo ‘outback’ australiano (região árida e pouco habitada do país). O relato está no livro Follow the Rabbit-Proof Fence, da escritora aborígine Doris Pilkington Garimara, que foi separada da mãe na infância e só voltou a vê-la muitos anos depois. A chamada ‘Geração Roubada’ é um dos períodos mais sombrios da história australiana. As crianças aborígines eram retiradas de suas famílias pelo Estado e encaminhadas para prestar serviços domésticos nas casas de famílias brancas.

24 de outubro (sábado) – 16:50h

_____


“MORAYNGAVA, Memória e Iniciação Xamanística” (1997), de Regina Müller e Virgínia Valadão

O filme aborda a iniciação xamanística da comunidade indígena Asuriní, do Xingu. O aprendizado do canto e da dança através da transmissão de conhecimento entre as gerações.

24 de outubro (sábado) – 18:30h

Debatedores:
Alberto Groisman (UFSC / NUR)
Oscar Calavia Saez (UFSC / NUTI)



*****

ENTRADA FRANCA!

Museu da Escola Catarinense (antiga FAED)
r. Saldanha Marinha, 196, Centro.

CLASSIFICAÇÃO - Livre

Nenhum comentário: