27 de outubro de 2009

Programação especial no CineARTH, sábado, 31/10

Cinéfilos do CineARTH,

Ao invés de exibirmos "apenas" um filme, como de costume, iremos promover, 31/10, sábado próximo, uma notável e magnânima tarde de filmes e apresentação musical. As exibições ocorrerão às 15:00h, às 18:30 e às 19:00. Os detalhes:

“BRINCANDO NOS CAMPOS DO SENHOR” (1991)

de Hector Babenco
186 min

Uma aeronave usada para pequenos combates aterrissa em Mãe de Deus, nome irônico dado a um vilarejo localizado no mais remoto afluente remanso da floresta Amazônica. O funcionário do governo no local, recusa o pedido de gasolina feito pelos aventureiros do avião, confiscando seus passaportes, com a prerrogativa de devolvê-los mediante à realização de um pequeno serviço: bombardeio à aldeia indígena dos niarunas, cujas terras são cobiçadas por razões econômicas. Enquanto isso, um casal de evangélicos e seu filho pequeno embrenham-se na selva amazônica brasileira para catequisar os índios ainda arredios à noção de Deus.

31 de outubro (sábado) – 15:00 h

__________


HOMENAGEM À VILLA-LOBOS


Ponteio deriva do termo punteado, referindo-se a uma técnica de dedilhado do violão flamenco oposta ao rasgueado, mas também a uma técnica proveniente da guitarra barroca, instrumento que no Brasil desenvolveu-se na nossa conhecida viola caipira. O ponteio é, em suma, o ato de dedilhar a viola, designando também uma forma musical tipicamente brasileira que serve como um prelúdio. “Ponteio – Violão na Udesc” é um programa de extensão que visa promover o desenvolvimento da arte do violão na universidade, através de projetos que contemplam a performance do violão solo e em grupo, oficinas de ensino de instrumento, cursos de atualização e pesquisas acadêmicas relacionadas ao violão e ao seu repertório. Intimamente ligado à produção dos professores e alunos do curso de Bacharelado em Violão da Udesc, o programa procura estabelecer parcerias de cooperação com instituições locais, regionais, nacionais e internacionais, oferecendo à comunidade acadêmica e ao público de Florianópolis um panorama do que há de melhor da produção violonística contemporânea.

Músicos:

Andrei Uller
Igor Issicaba
João Penegalli

31 de outubro (sábado) – 18:30 h

__________


"CHEIRO DE PEQUI" (2006)

Takumã e Maricá Kuikuro
36 min

É tempo de festa e alegria no Alto Xingu. A estação seca está chegando ao fim. O cheiro de chão molhado mistura-se ao doce perfume de pequi. Mas nem sempre foi assim: se não fosse por uma morte, o pequi talvez jamais existisse. Ligando o passado ao presente, os realizadores kuikuro contam uma história de perigos e prazeres, de sexo e traição, onde homens e mulheres, beija-flores e jacarés constroem um mundo comum.

e

“O DIA EM QUE A LUA MENSTRUOU” (2004)

Takumã e Maricá Kuikuro
28 min

De repente, um eclipse. Os animais se transformam. O sangue pinga do céu como chuva. O som das flautas sagradas atravessa a escuridão. Não há mais tempo a perder. É preciso cantar e dançar. É preciso acordar o mundo novamente. Os realizadores kuikuro contam o que aconteceu nesse dia, o dia em que a lua menstruou.

31 de outubro (sábado) – 19:00 h

Debatedor:
Mutua Mehinaku (Associação kuikuro)

*****

ENTRADA FRANCA!

Museu da Escola Catarinense (antiga FAED)
r. Saldanha Marinha, 196, Centro.

CLASSIFICAÇÃO - Livre

Nenhum comentário: