15 de outubro de 2009

Programação especial no CineARTH - sábado, 17/10

Cinéfilos do CineARTH,

Ao invés de exibirmos "apenas" um filme, como de costume, iremos promover, 17/10, sábado próximo, uma notável e magnânima tarde de filmes. Decidimos pela apresentação de filmes às 15:00h, às 16:30, e às 18:30. São eles:


"KIRIKU E A FEITICEIRA" (1998), de Michel Ocelot


Uma história que celebra a coragem, a curiosidade e a astúcia sobre uma comunidade subjugada por uma terrível feiticeira. Kiriku, um menino que nasceu para lutar e combater o mal, enfrenta o poder da Karabá, a feiticeira maldosa e seus guardiões. Kiriku aprende em sua luta que a origem de tanta maldade é o sofrimento e só a verdade, o amor, a generosidade e a tolerância, aliados à inteligência, são capazes de vencer a dor e as diferenças. Um desenho animado moderno que fala a língua das crianças sem subestimar a inteligência dos adultos. O filme remonta uma lenda da Guiné, noroeste do continente africano, onde o diretor Michel Ocelot passou parte de sua infância.


17 de outubro (sábado) – 15:00h

______


"TERRA VERMELHA" (2008), de Mauro Bechis


O suicídio de duas meninas Guarani-Kaiowá desperta a comunidade para a necessidade de resgatar suas próprias origens, perdidas pela interferência do homem branco. Um dos motivos do desaparecimento gradual da cultura reside no conflito gerado pela disputa de terras entre a comunidade indígena e os fazendeiros da região. Para os Kaiowás, essas terras representam um verdadeiro patrimônio espiritual e a separação que sofreram desse espaço é a causa dos males que os rodeia. Uma disputa metafórica é criada. A compreensão e o diálogo buscam espaço nesse antigo conflito. Enquanto isso, o jovem Osvaldo, que vive um terrível embate contra o desejo de morrer, vai furtivamente buscar água no rio que corta a fazenda e conhece a filha do fazendeiro. Um encontro em que a força do desejo transpassa e ao mesmo tempo acentua o desentendimento entre as civilizações.


17 de outubro (sábado) – 16:30h

______


"A INAUGURAÇÃO DA FESTA DE ARTESANATO DOS XOKLENG" (2004), de Jean Langdon


O filme pensa a construção da identidade xokleng a partir da Festa de Inauguração do Centro de Turismo e Lazer, realizada em 2003. Neste evento, ocorre uma espécie de retradicionalização do grupo, onde, devido ao contexto nacional (constituição de 1988) e internacional (preocupação com o desenvolvimento sustentável), os Xokleng tentam adentrar ao diálogo multiculturalista.


17 outubro (sábado) - 18:30h


Debatedoras:
Jean Esther Langdon (UFSC / IBP)
Deise Lucy Montardo (UFAM / IBP)


*****

ENTRADA FRANCA!

Museu da Escola Catarinense (antiga FAED)
r. Saldanha Marinho, 196, Centro.

CLASSIFICAÇÃO - Livre

Nenhum comentário: